O Projeto


O projeto “Manejo Florestal Comunitário da Juçara e Cambuci”, consiste na continuidade das experiências desenvolvidas pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica - IPEMA (novo.ipemabrasil.org.br) e uma rede de parcerias com objetivo de fortalecer os arranjos produtivos da sociobiodiversidade na Mata Atlântica, por meio da promoção do manejo sustentável da palmeira juçara e outras espécies nativas.


O projeto está sendo realizado na Comunidade Tradicional Caiçara do Sertão do Ubatumirim, município de Ubatuba, no Litoral Norte do Estado de São Paulo. A comunidade tem seu território em sobreposição com áreas de interior e entorno de duas Unidades de Conservação (UC) de Proteção Integral: o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e o Parque Nacional da Serra Bocaína (PNSB). A maior produção de banana e mandioca do município vem desta comunidade, sendo também área onde está concentrado o maior estoque da palmeira juçara e de cambuci, mantido devido ao uso tradicional dos recursos do território. Além da preservação dos estoques existentes destas duas espécies, o plantio visando o manejo sustentável tem contribuído na geração de renda e permanência desta população em seu território.
Morador da comunidade prepara os cachos de juçara 
para o transporte e despolpa


O projeto, proposto para ser realizado num período de 24 meses, prevê a melhoria da infraestrutura da Unidade de Beneficiamento de Produtos Agroflorestais de Ubatumirim, a elaboração e implementação de planos de negócios, contribuindo para processos de certificação participativa, qualificação da divulgação/apresentação dos produtos, e estruturação do mercado existente. Além disso, o manejo sustentável da juçara e do cambuci, e o plantio no interior e entorno do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba. 
Morador ada comunidade prepara os cachos de juçara 


A consolidação da cadeia produtiva da polpa de juçara (Euterpe edulis) e do Cambuci (Campomanesia phae), aliada ao repovoamento e conservação destas espécies, ambas ameaçadas de extinção, assim como de outras espécies nativas e de uso tradicional, irá contribuir para promover o manejo sustentável do Bioma, fortalecendo a organização social e produtiva de uma comunidade tradicional. Para saber mais visite também www.projetojucara.org.br e novo.ipemabrasil.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes